db60 Paulo Brown

25/06/2010

Convidado a gravar um set especial em homenagem ao Rei do Pop, o DJ Paulo Brown, profundo conhecedor de black music, traz uma seleção com 22 faixas indispensáveis com Jackson 5, The Jacksons e de Michael Jackson. De quebra, inicia o seu tributo com uma locução apresentando o set.

Michael e seu incrível moonwalk (NYC 2001) com Macaulay Culkin e Liz Taylor na plateia.

Brown que participou da Virada Cultural ao lado do inglês Ashley Beedle conta, em entrevista exclusiva, sobre sua experiência em rádios e como assessor de ícones da música negra como Sylvester, Run DMC, Chaka Khan e Billy Paul.

***

O que Michael Jackson representa para você?
Sempre ouvi Michael Jackson desde 9 anos de idade, Michael Jackson representa a modernidade na música negra e é também ícone para nós que gostamos de música e dança.
Michael Jackson e suas músicas me fizeram querer aprender a falar inglês, pois queria saber o que eles cantavam, eu ouvia os discos lado 1 e lado 2, acompanhava algumas ao violão que tinha em casa. Comprei o álbum “Thriller”  importado em 1982, logo que saiu, e fui tocar em uma festa. Não sabia o que tocar pois era extremamente moderno e lancei na festa a mais balançável para a rapaziada black e lancei “P.Y. T. (Pretty Young Thing)”, o disco estourou em 1984 se não me engano fmz*! (*firmeza)

Como iniciou sua carreira como DJ? Quando adotou o nome Paulo Brown?

Comecei a tocar aos 15 anos em festas em casa e aos 16 anos nas matinées das casas Skulacho e Playboy no final dos anos 70 na Rua Augusta.
Adotei o nome Paul Brown nos anos 70 porque já falava inglês como auto-didata e o pessoal na Bela Vista me chamava assim e mudei para Paulo Brown quando fui para o rádio porque o ouvinte não fala inglês.

Você assessorou nomes como Chaka Khan, Kurtis Blow, Billy Paul, Run DMC, Whodini. Como foi ter contato com esses importantes artistas da black music?
Durante a semana eu trabalhava como arte finalista em agências de propaganda e aos finais de semana eu era stage-manager para a Chic-Show (nota do editor: tradicional casa de black music na Barra Funda, SP) que trazia ao Brasil artistas negros, assim trabalhei com Sylvester, Roy Ayers, Chaka Khan, Kurtis Blow, Billy Paul, Run DMC, Mad Lion, Channel Live, Public Enemy, Whodini, Naughty by Nature, MC Kooley C, Lost Boyz, Rae Kwon (Wu Tang Clan) e American Cream Team, para mim trabalhar com esses nomes era um sonho porque sempre ouvi suas músicas e poder assessorá-los, é algo impagável pois sempre se aprende muito em termos profissionais. Particularmente, quando fui trabalhar com o Billy Paul numa tournée pelo interior de São Paulo, ele me convidou para conhecer a Philadelphia (USA), pedi demissão onde trabalhava e fui para lá e nunca mais fui o mesmo.

Conte-nos um pouco da sua vida como DJ com programas dedicados à black music.
Como DJ toquei mais em equipes como a Zimbabwe que ao entrar na Band FM que me convidou para apresentar “O Som da Massa” e nos anos 90 fazia uma festa com o DJ Hum no antigo Dolores, o Dolores da Rua Fidalga. Também toquei na 8a. DP nos Jardins onde misturava jazz-rap e funk ´70… Depois fui para a Chic Show produzir o “Black in Love” onde entrevistava as atrações que iriam tocar no salão do Palmeiras. Nos anos 90 fazia com amigos a rádio comunitária Vai Vai com apoio da diretoria da escola (de samba), depois fui para a Metro FM produzir e apresentar o “Dr. Rap” de 2a. a 6a. ao meio-dia, programa líder de audiência, e então fui fazer o Yo’ Raps e na Rádio Manchete o programa “Black Beat” ao lado do Grandmaster Duda. Em 98 criei o “Balanço Rap” na 105 FM à convite da direção da rádio no ar até hoje e lider de audiência.

Quais são seus projetos atuais?
Atualmente preparo um cd “Balanço Rap Radio Show” onde destaco grupos novos na cena rap nacional e traz uma faixa com uma banda hip hop (baixo, bateria, teclado e mc) de Washington (DC – USA) chamada Mello-D & the Rados.

Agradecimentos e fotos: Silvana Garzaro

comente

  1. avatar

    Tiely Queen disse em 14 de julho de 2010

    Muiuiuiuiuitooooooooooooooooo bom!!! Parabéns Paulo!!!! Tô adorando o programa…..valeu….bjuu, Tiely Queen

avatar

db60 Paulo Brown
ouça na radio

tracklist

1. Intro – Narração Paulo Brown
2. The Jacksons – The body
3. Michael Jackson – Wanna be startin’ something
4. The Jackson 5 – Forever came today
5. Michael Jackson -  We’re almost there
6. Michael Jackson – Don’t stop ’til you get enough
7. The Jacksons – Enjoy yourself
8. The Jacksons – Blame it on the boogie
9. The Jacksons – Music’s taken over
10. The Jacksons – Lovely one
11. Michael Jackson – Working day and night
12. Michael Jackson – Just a little bit of you
13. The Jackson 5 – (You were made) especially for me
14. The Jackson 5 – She’s a rhythm child
15. The Jacksons – Shake your body down (to the ground)
16. The Jackson 5 – Life of the party
17. Michael Jackson – Billie Jean
18. The Jackson 5 – Never can say goodbye (acapella)
19. Michael Jackson – She’s out of my life
20. Michael Jackson – Got to be there
21. The Jackson 5 – I’ll be there
22. The Jackson 5 – Want you back
23. Michael Jackson – This is it

acompanhe