dbmixtape Prince Rama

14/02/2013

por Jade Augusto Gola / Fotos: Divulgação

Synth-pop tântrico, filosofia pós-modernista e exuberância 80s. Parece fácil mapear o Prince Rama em muito de seus elementos, mas essa dupla de lindas irmãs do Brooklyn, crescidas em uma comunidade hare krishna, não estão presas a definições do plano físico.

Autoras de músicas expansivas e de shows que misturam ritualismo xamânico com coreografias de work-out em VHS, elas caíram nas graças do selo da turma do Animal Collective, a Paw Tracks, onde lançaram seus dois últimos álbuns e ganharam propulsão para o estrelato muito além de Williamsburg.

Prince Rama

Taraka e Nimai Larson rodaram o mundo em 2012 e passaram pelo Rio de Janeiro em dezembro como show de abertura do festival Novas Frequências, quando estabeleceram contato com o deepbeep. E agora elas apresentam o primeiro dbmixtape de 2013. É o mix “HEATIN UP VALENTINE’S DAY (DANCE IS THE BEST DEFROSTER)”, onde italo, eurodance, anos 80 e disco music descongelam corações para a data que celebra o Dia dos Namorados do Hemisfério Norte.

Prince RamaAlém de música e e toda uma antropofagia pop própria, Taraka e Nimai são autoras da filosofia Now Age, que examina o caos da arte pós-moderna em conceitos como “morte do original”, “declínio do poder simbólico” e “estéticas zumbi”, sendo o Prince Rama o exercício supremo de tais ideias. Taraka, a irmã morena que cuida dos sintetizadores e do vocal principal, explica que não há como diferenciar a banda das teorias. “Não é o caso de dosar uma coisa na outra quando ambas são a mesma substância. É como um holograma, você o parte no meio e cada feixe de laser ainda contém a imagem integral. O que vem primeiro, essência ou forma? Figura ou molde?”, pergunta a moça, numa troca de e-mails. “Não há figura. Nem molde. Apenas forma. Não há Prince Rama. Nem Now Age. Apenas o agora.”

Esse imediatismo proposto tanto para a vida como para a arte ficou ainda mais evidenciado com o “Top Ten Hits of the End of the World“, álbum lançado no fim de 2012 para emular um chart de sucessos obscuro e synth na ocasião do fim do mundo.

Prince Rama – Those Who Live For Love Will Live Forever

Para Taraka, a saga sonora e existencial do fim do mundo não se encerrou no pseudo-apocalipse de 2012. “Não estou certa de que o mundo realmente não acabou”, pondera. “O apocalipse não é sobre um único evento, mas um estado da existência. Então sinto que estou sempre vivendo num mundo prestes a acabar e na cúspide de algum novo. Não há nada a se fazer a não ser continuarmos sendo o que somos neste instante: apocalypse now.”

O “HEATIN UP VALENTINE’S DAY” que você aprecia agora aqui no deepbeep é uma boa amostra de como o Prince Rama se apropria da música também como expressão da alma, não só da mente: mixar Donna Summer, Martin Dupont e The Flirts para derreter a dor de inverno (e do coração), direto ao ponto com música física e afetada – Taraka resumiu o mix onomatopeicamente: “Boom. Chhhh. Boom. Chhhh. Boom. Boom. Boom. Chhhh”. A teoria vem de tabela, e a você cabe assimilar o fim do mundo dançando, como elas têm feito. 

APOCALIPSE DOURADO NO RIO DE JANEIRO

princerama-rio

“Um sonho salgado, suado e beijado pelo sol. Dançar na praia de Ipanema ao pôr do sol. Beber cocos frescos arrebentados por machados rústicos. Assistir um show de bossa nova no táxi para o aeroporto. Tentar ver o Cristo Redentor da janela dos carros. Homens de 60 anos vestindo couro e jogando vôlei de praia. Passar protetor solar. Beber vários sucos misteriosos de frutas com nomes difíceis de pronunciar. Receber uma ligação de um ex-namorado. Passar ainda mais protetor solar. Pular no oceano gelado e tentar nadar além do campo de visão dos salva-vidas. Tentar ler na praia mas se distraindo por querer comprar pequenas coisas. Comprar coisas. Escrever postais que eu nunca enviei” - Taraka Larson

 

comente

avatar

dbmixtape Prince Rama

tracklist

HEATIN UP VALENTINE’S DAY (DANCE IS THE BEST DEFROSTER)
1. The Flirts – Calling All Boys
2. Donna Summer & Giorgio Moroder – I Feel Love
3. Magazine 60 – Don Quichotte
4. Fun Fun – Happy Station
5. Scotch – Disco Band
6. Lili & Susie – Oh Mama
7. London Boys – Harlem Desire (Special Maxi Mix)
8. Savage Progress – My Soul Unwraps Tonight
9. ABBA – Gimme Gimme Gimme (A Man After Midnight)
10. Ottawan – Hands Up (Give Me Your Heart)
11. Sexual Harrassment – I Need A Freak
12. Oppenheimer Analysis – The Devil’s Dancers
13. Martin Dupont – Hot Paradox

links

 

www.facebook.com/princeramaofayodhya 
princerama.tumblr.com 
now-age.org

sets & podcasts

db219 Peter Power db80 Julião

acompanhe