dbmixtape Guto Requena

26/12/2011

Meu tape sem adesivos e desenhos.

O mixtape que preparei para o deepbeep me trouxe boas lembranças de um tempo lá nos anos 1990 em que eu organizava bailinhos no salão de festas do meu prédio, no interior de São Paulo. Por semanas eu me dedicava ao set list ideal para a baladinha com a molecada do colégio. Quem não se lembra (nostalgia) do longo processo de ligar diversas vezes para a rádio e “pedir” música? Durante a programação, ficávamos ali com o dedo no botão (os dois dedos – REC e PLAY que deviam estar sincronizados para funcionar!) aguardando a esperada música tocar – e é claro, rezando para que o locutor não estragasse aquele momento mágico tão esperado com algum teaser. Ao final, tínhamos um tape único: a edição do nosso próprio conteúdo. Podíamos levar nossa rádio personalizada para onde quiséssemos – a fita virgem se transformava num objeto de fetiche, customizado com adesivos e desenhos. A festa estava pronta!

Somos a geração que assistiu a passagem do mundo analógico para o digital. Diferente dos nossos pais, não nos contentamos em receber somente a informação formatada, foi preciso editar, recortar, copiar, colar e nos tornarmos produtores de conteúdo. O mixtape que preparei é uma edição de músicas que me inspiram para projetar, dançar e que me  acompanharam em muitos momentos em 2011. Brasilidades, globo de espelho, guitarras, São Paulo, memória afetiva e pessoas especiais. Minha festa.

Guto Requena por Beto Riginik

GUTO REQUENA

É arquiteto e mestre em arquitetura pela Universidade de São Paulo. Guto é um estudioso sobre cibercultura e o impacto das novas tecnologias no design e no comportamento. Durante 9 anos foi pesquisador do Nomads.usp – Núcleo de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo onde desenvolveu a pesquisa “Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura”.

Em 2008 fundou o Estudio Guto Requena e desenvolve projetos residenciais, comerciais, instalações interativas, cenografia e mobiliário. Seus projetos têm se destacado na imprensa nacional e internacional recebendo prêmios como “O melhor da Arquitetura 2010” na categoria Bares e Clubes pelo projeto da discoteca Hot Hot. Guto projeta nesse momento 2 clubes que abrem as portas em 2012.

Guto foi professor nas disciplinas de projeto na Panamericana – Escola de Artes e Design, e no IED – Istituto Europeo di Design nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Em 2010 o arquiteto completou 70 palestras ministradas em todo país e recebeu o prêmio “Jovem Brasileiro” na categoria design.

Guto estreou em 2011 como apresentador e roteirista do programa criado por ele “Nos Trinques” no canal GNT.

comente

  1. avatar

    Vanessa disse em 26 de janeiro de 2012

    Este mixtape é Demais!

  2. avatar

    Bibi disse em 26 de dezembro de 2011

    EEEEE ein fazendo uma sonzeira….muito bem!!

avatar

dbmixtape Guto Requena

tracklist

1. Imunização Racional – Tim Maia
2. Nouvelle Chance – Pupkulies & Rebecca
3. Keep in my Plane – Who Made Who
4. The Look – Metronomy
5. Dragon Queen – Yeah Yeah Yeahs
6. Satan Said Dance – Clap Your Hands Say Yeah
7. Never Die Again – The Rapture
8. Voodoo – Superpitcher
9. Much Too Much – Art Department
10. Não Existe Amor em SP – Criolo
11. Ronda – Inezita Barroso

links

Estudio Guto Requena

sets & podcasts

db18 Tee db181 Soul One

acompanhe